Técnicos do Ipem-MG visitam laboratórios do Instituto de Pesos e Medidas de São Paulo

Nos dias 22 e 23 de novembro, servidores do Instituto de Metrologia e Qualidade do Estado de Minas Gerais (Ipem-MG) visitaram os laboratórios do Ipem-SP.

O gerente de Laboratório do Ipem-MG, Marcelo Campello, e o gerente da Regional de Pouso Alegre, Luiz Marcelo Scalioni, aproveitaram a oportunidade para conhecer os laboratórios onde são realizadas as calibrações dos instrumentos de medição de volumes. “Esses instrumentos são utilizados pelos fiscais durante as operações de verificação e fiscalização de bombas medidoras para, por exemplo, garantir a rastreabilidade e confiabilidade dos exames realizados”, esclarece Scalioni.

O diretor-geral do Ipem-MG, Fernando Sette, explicou que a troca de informações é fundamental para que o trabalho em prol da sociedade seja cada vez melhor. “É importante que todos os órgãos da Rede Brasileira de Metrologia Legal e Qualidade do Inmetro (RBMLQ-I) estejam envolvidos e atualizados para a melhor gestão das verificações e fiscalizações dos produtos e serviços de responsabilidade do Instituto”, pontua.

Órgãos Delegados

Devido à grande extensão territorial do país, o Inmetro descentralizou as atividades nas áreas de metrologia legal e avaliação da conformidade aos Institutos de Metrologia e Qualidade, constituindo, assim, a Rede Brasileira de Metrologia Legal e Qualidade – Inmetro (RBMLQ-I).

Ao todo são 26 órgãos delegados do Inmetro, com representatividade em cada Estado brasileiro.

voltar