.: Laboratório móvel do Inmetro leva Ciência e Tecnologia a CIEP em Irajá :.

Com o objetivo de estimular o interesse de crianças e adolescentes pela Ciência e pela Metrologia, o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) levará o seu laboratório móvel de divulgação científica até o CIEP Maria Werneck de Castro, no Irajá, em parceria com a Secretaria Especial de Ciência e Tecnologia da Cidade do Rio de Janeiro. No ‘Museu do Inmetro’, um micro-ônibus adaptado para receber até 14 visitantes simultaneamente, serão realizados experimentos científicos relacionados à metrologia em um ambiente de laboratório.

No interior do veículo, os estudantes participarão de diversos experimentos, de forma lúdica e didática: aprenderão a utilizar o microscópio e avaliar a dimensão e formas de células e epidermes; verificarão a eficiência energética e o consumo de diferentes tipos de lâmpadas; e entenderão como funciona as características ondulatórias da luz e o processo de formação das cores secundárias da luz.

“O nosso objetivo é levar conhecimento e estimular as pessoas a compreenderem como a metrologia, definida como a ciência da medição e suas aplicações, faz parte da nossa vida”, destaca o gestor de divulgação científica da Diretoria de Metrologia Científica e Tecnologia Maurício Martinelli.

O projeto Museu do Inmetro faz parte das atividades de divulgação científica do Inmetro e conta com o apoio de recursos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj).

Serviço

Onde: CIEP Maria Werneck de Castro
Endereço: Estrada Pedro Borges de Freitas S/N Irajá
Quando: 29 e 30 de junho - Das 10 h às 15 h
Entrada Franca