.: Laboratórios Associados: Inmetro e Capes divulgam os resultados :.

O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgaram o resultado preliminar do edital nº 76/20014 para seleção de novos projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação (P,D&I), visando ampliar a Rede de Laboratórios Associados do Inmetro para Inovação e Competitividade (RELAI). Seis propostas foram selecionadas.

A iniciativa tem o objetivo de construir uma ampla base de apoio à inovação, estimulando a conexão entre grupos científicos de alto nível e a indústria. Os projetos terão o prazo máximo de três anos para execução e contarão com a infraestrutura laboratorial do Campus do Inmetro, em Xerém, no Rio de Janeiro, que abriga 45 laboratórios de ponta e equipamentos de última geração.

Sobre a RELAI - Criada em 2013 pelo Inmetro, a rede já possui projetos em laboratórios de duas universidades, na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e na Universidade de Caxias do Sul (UCS), que têm mostrado grande potencial para impulsionar a indústria no País.

No Instituto de Materiais Cerâmicos da UCS, estão sendo feitas pesquisas para buscar materiais alternativos para a indústria, como cerâmicas, compósitos e cimentos de alta qualidade, com baixo impacto ambiental e com ciclo sustentável, com o apoio da multinacional Netzsch GmbH, empresa alemã fabricante de instrumentos de análise térmica.

Já na UFMG, o Laboratório de Nanoespectroscopia (LabNS) trabalha no desenvolvimento de um método inovador para analisar a emissão de particulados emitidos no ar por empresas de mineração, e de novos equipamentos para análise química e estrutural.


Mais informações para a imprensa:
(21) 3723-8088 e (21) 3723-8117
rafael.cavalcanti@inpresspni.com.br e suzana.ribeiro@inpresspni.com.br